Dicas para você escrever melhor


Escrever belos textos parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Engana-se quem pensa que é só abrir o bloco de notas do seu computador ou pegar uma caneta e um papel que lindas e mágicas histórias têm início.

Hoje, no meu primeiro post como colaboradora aqui do blog, resolvi dar dicas e técnicas que eu uso para escrever melhor. Não sou especialista no assunto, são apenas opiniões pessoais baseadas nas minhas experiências. Sempre tive as melhores notas em redação na minha escola. Meus textos sempre ficavam entre os melhores, ou sempre era o melhor.


Ao contrário do que  a professora imaginava, eu não tinha o hábito de ler muitos livros (adquiri esse hábito depois), eu apenas tinha curiosidade e pesquisava, anotava tudo que eu podia.
Como esse é um blog de textos, eu resolvi dar essas dicas aqui. O que não falta por aí são meninas muito românticas, sensíveis e que transbordam sentimentos mas que não conseguem torná-los um texto.

Lembrando que são dicas fáceis e rápidas, mas que sempre funcionaram para mim. Vamos lá:


  • Pesquise


Pesquise sobre assuntos que você goste. Não precisa ficar lendo enciclopédia e procurando artigos. Pesquise em pequenos textos, assista a documentários. Isso ajuda você a construir um conceito melhor sobre aquilo, e juntamente virão os argumentos objetivos que você poderá usar ao discorrer sobre.

  • Anote

Outra dica interessante e meio incomum que eu sempre usei foi anotar palavras diferentes. Eu ouvia ou lia uma palavra desconhecida, anotava, pesquisava o significado e ficava com essa palavra para mim. Faça o mesmo, procure sinônimos de palavras muito comuns. Use em seus textos e os deixe com uma linguagem mais rica.

  • Peça opinião

Eu acho muito válido sempre mostrar seu texto para uma pessoa que você goste antes de publicá-lo. Pergunte se ele está bem esclarecido, se consegue passar para o leitor o que você quer passar e claro, um elogio que a pessoa fizer vai deixar a sua autoestima lá em cima, o que não é nada mal, né?

  • Por último, mas não menos importante: LEIA!

Sim, qualquer pessoa que for dar dicas de como escrever melhor vai te pedir para ler muito, não tem jeito! A leitura faz com que você crie imaginação, argumentos, além de enriquecer o seu português. Se você não gosta ou não tem o hábito de ler livros, leia pequenos contos e textos. Tem muitos outros blogs de textos, tumblr’s e etc. Um que eu adoro é o blog da Bruna, o Depois dos quinze. Lá ela posta textos incríveis de sua própria autoria e também rápidos contos de escritores muito talentosos, na tag “Entre aspas”. Vale a pena conferir!

Enfim, essas foram as minhas dicas simples, mas objetivas. É claro que deve-se praticar muito e não parar de escrever nunca! Espero que sejam úteis e que sirvam para vocês como servem para mim. Se você tem um blog, um tumblr ou uma fanpage onde publica seus textos, deixa nos comentários pra gente dar uma olhada ;)

Beijos e até a próxima!
By: Amanda

10 comentários:

  1. Amei demais esse post, vai servir para a minha vida! E por falar em texto, tem um no blog!
    aguardo sua visitinha lá ok?
    Beijos, ANA
    s2dreamsofana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anotei essas dicas, mas na realidade eu já as usava. Sou bem assim também, só uma coisa que não colocava em prática é o de anota palavras novas. Essa aí vou começar fazer!
    Ah, e eu tenho um Tumblr que só publico escrituras minhas, espero que goste e como não tem AINDA a barra de comentário, só mandando ask mesmo pra ver a opinião de terceiros e espero muito que tu goste! Beijinhos, até lá.

    http://outrasescrituras.tumblr.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poste, eu gosto de criar textos no meu tumblr, vou começar a usar a suas dicas, as vezes tenho ideia para textos lindos, mas nem sempre consigo usar as palavras
    http://tudotaosimples.tumblr.com/tagged/geovanabonfatti

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, vai me ser muito útil! =)

    osdetalhesdeumavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!
    Beijo***
    http://thefashionistapretender.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei, voou seguir as suas dicas, estava mesmo precisando haha
    obrigada !

    guitarrebel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu aaaamo escrever... sempre que da tempo, escrevo poemas, músicas, textos e livros S2
    Adorei as dicas
    Seguindo - Pode entrar no meu blog e se gostar seguir? Obrigada
    http://pimentaeoutrasdrogas.blogspot.com.br/
    Beijinhos !

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas e já salvei! Eu amo escrever e também amo ler! Vou passar a anotar as palavras!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Beijooooks
    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas, vão me ajudar muito a escrever lá pro blog.
    http://cheirinhodealgodao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, vão me ajudar muito com o blog! Adoro escrever, mas sempre precisamos de ajudas como essas para dar uma inspiração, beijos!


    http://escrevendodesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir

~ criticas serão bem vidas desde que seja para meu crescimento e não para me expor ok?!

~ Bem vindo ao Poluição Mental.